Frameworks PHP brasileiros

Hoje vou falar sobre duas ferramentas em PHP desenvolvidas por brasileiros que podem nos auxiliar muito no desenvolvimento das nossas aplicações web.

O primeiro é um framework ainda em fase beta, mas muito promissor, o SpaghettiPHP, ele é Open Source e desenvolvido por dois brasileiros (Rafael Marin e Julio Greff).

O  Spaghetti possui algumas características interessantes: é um framework MVC, possui abstração de banco de dados, url amigáveis e suporte para componentes deixando o desenvolvimento mais flexível. Ele se assemelha muito com o CakePHP, para conferir é só acessar o site oficial do projeto em http://spaghettiphp.org/.

Outra ferramenta muito atraente é o NEOS PHP, desenvolvido pelo Paulo Rocha, não testei ainda, mas assisti todas as videoaulas disponíveis no site e gostei muito do que vi, principalmente no que diz respeito à flexibilidade e facilidade na utilização. Mesmo para iniciantes em PHP as videoaulas são muito didáticas o que facilita o entendimento de como funciona o framework MVC.

Site oficial:  www.neosphp.com

Em breve postarei aqui no meu Blog uma série especial de como desenvolver o seu próprio framework do zero utilizando PHP, aguardem!



4 Respostas

  1. Galera!
    É só para avisar que o NEOS PHP Framework está bombando. Tem uma galera usando, desenvolvendo… O projeto mudou de site – agora oficial: neosphp.com

  2. Outro framework brasileiro é o Crudin (http://crudin.smarc.com.br)
    Desenvolvido por mim…confiram

    forte abraço a todos
    Rodrigo A. Rodriguez

    • E, para aqueles que estão desenvolvendo projetos de frameworks similares, classes e até sistemas completos em PHP (+javascript, css, etc), se quiserem entrar em contato comigo para troca de ideias ou usarem partes do NEOS em suas aplicações fiquem a vontade: prbr@ymail.com ou pelo Skype; “neosphp”.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: