Começando com Linux (ubuntu)

O Linux é um sistema operacional excelente em vários aspectos, e, por incrível que pareça, a facilidade de uso é uma das qualidades mais evidentes no distribuição do Ubuntu.

Outra característica interessante a flexibilidade e customização do sistema. Mas justamente essa versatilidade pode ser um perigo para os iniciantes, falo por experiência própria “já tive que reinstalar o meu Ubuntu várias vezes pois tentei customizá-lo demais e acabei fazendo coisas que não devia”, isso pelo jeito é uma coisa meio que comum para os iniciantes todo mundo quer instalar desktop 3D, diversos efeitos, deixá-lo com a cara do MacOS ou Windows7, sair instalado e desinstalando programas etc. Bem, fica aqui a minha dica, não se preocupe com isso no início o mais importante é que você sábia como um sistema operacional Linux funciona, já que a interface do Ubuntu por padrão já é muito intuitiva e não requer tantas customizações a princípio.

O primeiro passo para se dar bem com o Linux é ter o terminal de comando como o seu melhor amigo, não tenha medo dele pois ele irá te ajudar muito.

Deixo aqui o link do primeiro vídeo de um série de vídeos aulas de linux disponibilizadas pelo @ronaldocaldas. São quase 20 vídeos que vai do básico até conceitos mais avançados, vale a pena conferir.

Outro material complementar é o ótimo livro Ubuntu Guia do Iniciante disponibilizado na internet gratuitamente para download.

Para ficar antenado com as novidades do linux eu recomendo o Ubuntu Dicas e o Ubuntued com várias matérias e dicas sobre o assunto.

Com esse conteúdo com certeza você ficará bem familiarizado com o mundo Linux.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: