Melhorando a potência do roteador wireless D-Link DI-524

Muitos passam pelo problema de ter o sinal wireless fraco em alguns comodos da casa, gerando quedas constantes e até impossibilidade de conexão.

Um dos roteadores mais comuns é o D-Link DI-524, ele já é considerado ultrapassado mas ainda é muito utilizado, pois se comparado com roteadores mais modernos ele tem o sinal muito fraco. Grande parte desse problema se deve a sua antena que é de apenas 2dbi.

Muitos considerariam então comprar outro roteador mais moderno para resolver este problema, tendo que desenbolsar por volta e R$80,00 ou mais. Mas podemos resolver isso de forma mais simples e barata, comprando apenas uma antena mais pontente. Sim você pode trocar apenas a antena do seu roteador, e foi isso que eu fiz há uma semana e não tenho do que reclamar, segue configurações:

Comprei uma antena de 7dbi, andei lendo e não recomendam antenas muito fortes para o meu roteador, ela saiu por R$25,00.

A troca é muito simples, a antena é rosqueada, então não há problemas quanto a isso.

Depois da troca percebi que o sinal teve pouca melhora, menos de 10%, aí eu pensei, será que também é necessário fazer alguma configuração do roteador?

No meu caso teve, eu fiz a anteração do canal que é o canal onde trafega a informação sem fio. Essa troca pode ser utilizada para fugir de frequências utilizadas por outros equipamentos eletrônicos, como telefones sem fio por exemplo.

No meu caso o canal estava configurado em 6 fiz alguns testes e a troca para o 8 foi a melhor opção.

Para mudar channel do roteador wireless digite o ip do seu roteador no navegardor, geralmente é 192.168.0.1 .

Ele provavelmente irá pedir o usuário e senha.

Se você não souber, pergunte para quem configurou o seu roteador ou entende a prão do roteador que é usuário “adminin” sem senha.

Clique no menu esquerdo em Wireless em seguida mude o Channel depois clique em Apply, conforme a figura abaixo.

O resultado final é que em lugares onde o sinal pegava a 60% passou a funcionar a mais de 90% com bastante estabilidade.

Espero que essa dica tenha sido útil pra vocês, poste os comentários aqui.

Uma resposta

  1. Bom eu ja tinha feito a troca da antena então nunca tive uma real ideia do que esse roteador pode fazer,até por que tenho dois gts de meio wat de potencia isso é muita coisa pra ficar ligado no máximo dentro de casa!O que eu queria mesmo era diminuir a potencia do Dlink mais não encontrei esse controle em menu nenhum desse aparelho.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: